IGREJA

O que são os 5 Solas e os seus significados​

Foto Walter Neto

Artigo escrito por Walter Neto
em 24 de abril de 2019

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Se você é cristão há algum tempo ou pelo menos estudou um pouco sobre a história da igreja, provavelmente já se deparou com o termo “Os 5 Solas” da reforma protestante.

Mas você saberia dizer quais são os 5 solas e o significado de cada um deles?

Veja abaixo o que cada um desses termos significa e a importância deles para a fé cristã.

Significado dos 5 solas

Os 5 solas são derivados de 5 frases em latim que surgiram durante a reforma. “Sola” pode ser traduzido para “somente” em português.

Essas frases, na verdade, são os fundamentos de toda a reforma protestante.

Elas são os principais pontos que diferenciavam a recém-formada igreja protestante da teologia da igreja católica na época.

Os 5 solas da reforma protestante são:

  • Sola Scriptura: somente a Escritura
  • Sola Fide: somente a Fé
  • Sola Gratia: somente a Graça
  • Solus Christus: somente Cristo
  • Soli Deo Gloria: somente a Deus a glória

     

Sola Scriptura

Somente a Escritura é o primeiro ponto da reforma e afirma que devemos crer somente no que está registrado nas escrituras — ou seja, na Bíblia — e somente nelas.

Isso se mostrou necessário porque a igreja católica acreditava — e acredita até hoje — na tradição oral, ou “revelação contínua” da palavra de Deus.

Então os reformistas eram contra esse dogma, dizendo que tudo o que precisamos para a nossa fé está na Bíblia, e não precisamos de nada mais.

Sola Fide

Somente a Fé é uma das frases que surgiu para ir contra o ensinamento da época de que a salvação do homem poderia ser alcançada por meio de obras.

A tradição da época afirmava que as obras também salvavam, como dar esmolas aos pobres ou por meio da compra de indulgências — quando a igreja vendia o perdão dos pecados às pessoas.

Os reformadores então dizem que nada pode comprar a salvação. Ela é um dom gratuito de Deus para os homens e só pode ser alcançado através da Fé.

Sola Gratia

Somente a Graça é o terceiro ponto da reforma, que vêm para complementar o anterior.

Se os homens não podem adquirir a salvação por meio de obras, somente pela Fé, então ele se torna dependente da Graça de Deus.

Mas se você é dependente da Graça de Deus por ter fé, no que exatamente você deve acreditar?

É aí que entra a próxima frase.

Solus Christus

Somente Cristo pode nos dar a salvação e somente através dEle que chegamos a Deus.

A fé na obra já realizada por Jesus Cristo nos permite alcançar a Graça de Deus, e nada mais.

Além disso, eles reforçavam que Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, diferentemente da Igreja Católica que cria — e ainda crê — em outras pessoas como “co-mediadores” de Jesus, como Maria, os santos da igreja etc.

Soli Deo Gloria

É o ponto resultante dos anteriores. Toda a glória deve ser dada à Deus e somente a Ele.

Nenhum decreto do papa, nenhuma palavra de um bispo, nenhuma obra humana, nenhuma “intercessão dos santos” pode nos levar à Deus ou roubar a Sua glória.

A fé que temos em Seu Filho nos permite alcançar a Sua Graça, que nos é confiada junto com o auxílio do Espírito Santo.

O homem foi criado para a glória de Deus — Pai, Filho e Espírito Santo — e tudo o que fazemos e o que somos deve ser para glorificar à Ele.

Conclusão

Vale lembrar que os 5 Solas são somente o “resumo” do que a reforma protestante pregava.

A necessidade surgiu com o passar dos anos, para que houvesse um registro de quais eram os pilares que os reformistas baseavam a sua fé.

Eles precisavam ser claros e definir de forma objetiva quais eram os pontos que os diferenciavam da Igreja Católica.

Cada um dos segmentos da igreja que surgiram depois disso criaram as suas doutrinas e costumes, como os Batistas, os Presbiterianos, os Metodistas etc.

Porém, para uma igreja ser reconhecida como cristã protestante, seja ela pentecostal, luterana ou o que for, ela deve possuir os 5 solas como a base de sua fé.

Se você gostou desse texto, então compartilhe com os seus amigos. Muitas pessoas ainda não sabem ou pelo menos nunca refletiram onde sua fé é baseada.

E caso você queira receber mais conteúdos como esse, ou ser um dos primeiros a saber quando um novo estudo estiver disponível no Entenda Seu Chamado, então entre para o nosso canal no Telegram.

Basta você clicar no botão que fica no final desta página. Assim, você receberá conteúdos exclusivos que somente os seguidores possuem acesso. Deus te abençoe!

Compartilhe este texto nas redes sociais!
Artigos Relacionados
Política na Bíblia - Entenda Seu Chamado

A política na Bíblia

Não tenha mais dúvidas sobre a política na Bíblia. Veja agora tudo o que a bíblia fala sobre política e como você deve se posicionar...

Leia Mais
Nossa Identidade em Cristo - Entenda Seu Chamado

A sua Identidade em Cristo

A identidade do cristão está confusa nos dias de hoje. Entenda tudo o que a Bíblia diz sobre sua identidade em Cristo e os propósitos...

Leia Mais

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Copyright © Entenda Seu Chamado. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ para você