IGREJA

João Batista, o primeiro cristão

Foto Walter Neto

Artigo escrito por Walter Neto
em 20 de maio de 2019

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

João Batista foi o último dos profetas que anunciaram a vinda de Cristo. A sua vida tem um destaque especial nos evangelhos, tendo Marcos iniciado a sua carta falando sobre o ministério de João, por exemplo.

Lucas, ao escrever seu evangelho, também começa a história falando sobre João Batista. Porém, ele vai mais além, e faz o seu relato a partir de seu nascimento.

Isso nos deixa claro que João foi um personagem muito importante para a vinda de Jesus, além de ser um verdadeiro líder para as pessoas da época.

Mas por que João Batista mereceria o título de “o primeiro cristão”?

A história de João Batista

A Bíblia nos diz muita coisa sobre a vida de João. Tudo começa na verdade com os seus pais, Zacarias e Isabel. Eles eram um casal de idosos que não podiam ter filhos.

Mas um dia, enquanto Zacarias servia no templo  porque ele era um sacerdote , apareceu o anjo Gabriel falando que ele e sua esposa teriam um filho e que seu nome seria João.

E assim como foi anunciado pelo anjo, aconteceu. João nasceu alguns meses depois e cresceu com o chamado de Deus sobre ele. A Bíblia nos fala que, mais tarde, João foi viver nos desertos.

Ele, que possuía a promessa de ser o “Elias que foi profetizado”, se vestia igual a este antigo profeta, com roupas de pêlo de camelo e um cinto de couro na cintura  além de se alimentar de gafanhotos e mel. Bizarro.

O seu ministério tem início então quando Deus o chama lá no deserto, para preparar o caminho de Jesus e pregar sobre o perdão dos pecados através do batismo é assim que surge o seu nome, o Batista.

A pregação de João atraía muitas pessoas e ele formou vários discípulos. Alguns até pensaram que ele era o messias prometido, mas ele sempre falou abertamente que não era, como em João 1:20 e João 3:28.

Durante seu ministério, João acabou fazendo alguns inimigos, já que falava abertamente sobre o pecado das pessoas e as alertava sobre o arrependimento.

Um destes inimigos foi o tetrarca Herodes que era uma espécie de governador da região em que eles moravam.

Herodes mandou prender João Batista por expor o seu pecado de adultério com a esposa de seu irmão.

Algum tempo depois, por conta de um juramento mal pensado à filha da mulher com quem adulterava, Herodes se viu obrigado a matar João Batista.

Ele enviou seu carrasco para decapitar João, que ainda estava na prisão. Seu corpo foi entregue depois aos seus discípulos para ser devidamente sepultado.

As profecias a respeito de João Batista

O nascimento de João Batista não foi um milagre isolado visto que seus pais já eram idosos. Já existiam algumas profecias bíblicas a respeito dele antes mesmo do anjo Gabriel fazer aquelas à Zacarias no templo.

Vamos ver estas profecias feitas a respeito de João, o Batista:

Profecia 1:

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” Isaías 40: 3

Profecia 2:

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 3:1

Foi profetizado pelo profeta Isaías que uma pessoa iria vir antes do Senhor no caso, o messias para preparar o caminho para Ele.

Essa profecia é reforçada depois por Malaquias, onde ele fala que um mensageiro viria para preparar o caminho para o Cristo.

Vemos então nos evangelhos que essa pessoa era João Batista:

“Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.” — Marcos 1

João Batista também tinha plena consciência do seu chamado, como podemos ver nessas passagens do evangelho de João:

“Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías”. João 1:23

E

“Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Eu não sou o Cristo, mas sou aquele que foi enviado adiante dele”. João 3:28

E por fim, o próprio Jesus nos confirma isso no evangelho de Mateus:

“Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.” Mateus 11:10

Além disso, temos também as profecias que o anjo Gabriel fez a Zacarias a respeito de seu filho, que casam perfeitamente com as antigas profecias do que era esperado dele:

Profecia 3:

“Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, e chamarás o seu nome João.

E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,

Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,

E irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” Lucas 1:13-17

Como vemos, Gabriel também fala que seria João quem prepararia o caminho do Senhor aliás, é o anjo que diz também qual deveria ser o seu nome.

Gabriel afirma que muitos se alegrariam e se converteriam através da vida dele, o que vemos se cumprindo depois, já que muitas pessoas procuravam João para se batizar.

Mas tem algo interessante aqui. Pois quando perguntaram a João Batista se ele era Elias, ele responde que não era.

Porém, o anjo também havia profetizado isso e o próprio Jesus dá essa honra para João Batista em Mateus 11:14.

A explicação para isso é muito simples. A multidão pensava que João era o profeta Elias que havia ressuscitado, o que de fato ele não era.

Porém, ele se movia com o mesmo poder e autoridade que o profeta Elias, e era disso que a profecia falava.

Um cristão que vive na lei?

Se você é alguém que entende um pouco mais de Bíblia, talvez esteja questionando o título desse texto e pensando “mas João viveu na época da lei, não da graça”. Afinal, o próprio Jesus fala isso a respeito dele.

Então como ele pode ter sido “o primeiro cristão” sendo que ele nem estava mais vivo quando surgiu pela primeira vez o título “cristão”?

Simples, esse artigo não é para dizer que a Bíblia ou a teologia estão erradas, mas para demonstrar que João merece o título de cristão por ter todas as características de um verdadeiro cristão.

Podemos ver isso através de algumas passagens, como:

  • Foi cheio do Espírito Santo desde o seu nascimento (Lucas 1:14-15);
  • Atendeu o chamado de Deus e obedeceu (Lucas 3:2-3);
  • Reconheceu que ele não era o messias (João 1:19-20);
  • Não se importava com títulos, recusando até mesmo que o chamassem de profeta (João 1:21);
  • Pregava o arrependimento dos pecados e mudança no estilo de vida das pessoas (Marcos 1:4-5);
  • Não fazia acepção de pessoas (Lucas 3:18-20);
  • Anunciou a vinda de Jesus (Lucas 3:16);
  • Reconheceu que Jesus é o Cordeiro de Deus (João 1:29-31);
  • Se chamou de “amigo do Noivo”, ou seja, de amigo de Jesus (João 3:28-30);
  • Reconheceu a superioridade de Jesus (Marcos 1:7-8);
  • Foi o primeiro a falar sobre a Graça de Jesus e Sua divindade (João 1:15-18);
  • Levou os seus discípulos e as multidões a seguirem a Cristo (João 1:35-37);
  • Foi reconhecido por Jesus (Mateus 11:7-15);

Ou seja, João Batista foi a ponte entre o Antigo e o Novo testamento, sendo o primeiro que anunciou a graça de Deus por meio de Jesus Cristo. Por isso, pra mim, ele foi o primeiro cristão que existiu.

João e a mensagem do Caminho

João Batista pode ter sido o último dos profetas a anunciar a vinda de Jesus, mas ele também foi o primeiro a anunciar a chegada do Reino de Deus.

Ele teve o privilégio de ver o Cristo, coisa que os profetas antes dele não puderam fazer. Mais do que isso, ele teve o privilégio de também ser parente de Jesus  afinal, Maria e Isabel, as mães de Jesus e de João Batista, eram parentes, provavelmente primas.

Porém, Jesus nos fala que, embora não tenha nascido nenhum homem igual a João Batista até aquele momento, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.

Isso pode parecer confuso, mas quando entendemos que João se coloca como o “amigo do noivo”, percebemos que ele tinha o privilégio de levar a Noiva pelo caminho até o Noivo. Ou seja, levar as pessoas até Jesus.

Ele sabia que esse era o seu chamado e assim desempenhou um verdadeiro papel de líder cristão para as pessoas da época. Porém, ele não chegou a desfrutar do tempo da graça — já que foi assassinado antes da morte e ressurreição de Jesus.

A igreja que ele ajudou a conduzir até Jesus viveu de tudo com Ele. Presenciou as obras do Espírito Santo em grande escala e puderam vivenciar a morte e a ressurreição de Cristo.

Por isso que Jesus fala que o menor no Reino dos Céus é maior que João Batista, porque nós podemos viver em toda a plenitude da graça de Deus, coisa que ele não pôde.

Mas tudo bem, porque mesmo sem estar lá para ver, ele viveu a vida toda com o Espírito Santo, se foi com a paz de espírito de quem cumpriu a sua missão na terra, e ainda tomou para si um título que só um verdadeiro cristão poderia ter: amigo de Cristo.

Conclusão

Embora João não tenha sido chamado de cristão de fato esse nome só surgiu após a sua morte , gosto de reconhecer ele como o primeiro cristão.

Ele tinha um propósito divino sobre a vida dele, viveu o chamado que Deus o chamou para fazer, era cheio do Espírito Santo  e não somente usado esporadicamente, como os profetas antes dele , anunciou a Jesus, reconheceu publicamente que Ele era o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e ainda levou as multidões e os seus discípulos a seguirem a Cristo.

Precisamos ser uma geração igual a João Batista, que não somente ouve a voz de Deus, mas que também é a Sua própria voz aqui na terra. Temos que viver cheios do Espírito, assim como João também era.

E principalmente, sermos amigos do Noivo, que leva as pessoas a conhecerem Jesus. Que não toma para si honras, mas declara “que Ele cresça, e eu diminua”.

Vivamos sempre de acordo com a mensagem que João Batista pregava: nos arrependendo, pois já é chegado o Reino dos Céus. E como faremos isso? Ele também nos responde: através do Filho de Deus, Jesus.

Somente Ele pode nos proporcionar o batismo com fogo, coisa que João Batista não pôde fazer. Mas ele fez muito bem seu papel nos anunciando sobre Jesus Cristo.

Gostou deste estudo? Receba mais conteúdos como esse se cadastrando no Canal do Entenda Seu Chamado. É só clicar no botão do Telegram que fica no final da página.

Assim, você receberá mensagens com diversos conteúdos exclusivos que somente os seguidores possuem acesso. Deus te abençoe!

Compartilhe este texto nas redes sociais!
Artigos Relacionados
Nossa Identidade em Cristo - Entenda Seu Chamado

A sua Identidade em Cristo

A identidade do cristão está confusa nos dias de hoje. Entenda tudo o que a Bíblia diz sobre sua identidade em Cristo e os propósitos...

Leia Mais

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Copyright © Entenda Seu Chamado. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ para você