IGREJA

O verdadeiro significado da páscoa cristã

Foto Walter Neto

Artigo escrito por Walter Neto
em 23 de março de 2020

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Você realmente sabe qual o verdadeiro significado da páscoa cristã?

A páscoa hoje é uma das festas mais comemoradas no mundo inteiro. Isso porque ela é uma das principais comemorações dos cristãos e também dos judeus.

Mas o modo como nós cristãos comemoramos a páscoa é diferente dos judeus. Eles fazem essa festa do mesmo modo que Jesus comemorava 2000 anos atrás — ou algo bem próximo do que era.

Por que então eles comemoram a mesma páscoa que Jesus comemorava, mas nós, sendo cristãos, não fazemos isso?

Bom, isso acontece por causa da história por trás da páscoa. Vemos na Bíblia, no antigo testamento, que essa festa foi um mandamento de Deus.

Leia este texto até o final e você entenderá o porquê dessa festa, quando se fala da páscoa na Bíblia e o real significado da páscoa cristã.

Como surgiu a páscoa

Para você entender o verdadeiro sentido da páscoa cristã, primeiro você precisa entender o significado dela para os judeus.

A festa da páscoa foi um mandamento eterno que Deus deu para os judeus. Nesta data, eles relembram e comemoram a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito.

Isso ocorreu porque, milhares de anos atrás, os descendentes de Abraão moravam no Egito — já que José, filho de Jacó, foi o governador de lá.

Porém, com os anos, o povo hebreu ficou muito numeroso e os egípcios ficaram com medo deles se revoltarem contra o governo. Então, os egípcios escravizaram os hebreus.

Cerca de 400 anos depois, Deus usa Moisés para libertar o povo da escravidão. Mas, claro, os egípcios não queriam libertá-los.

É nesta hora que Deus manda — as tão famosas — 10 pragas sobre o Egito, sendo a última delas a morte de todos os primogênitos daquela terra.

Porém, para os israelitas, que eram o Seu povo escolhido, o Senhor deu uma ordem através de Moisés: eles deveriam sacrificar um cordeiro para cada família e passar o sangue dele na porta de suas casas.

Naquela noite, quando o anjo da morte passasse para levar os primogênitos, ele não entraria nas casas que tivessem o sangue do cordeiro nas portas.

É por isso que a páscoa têm esse nome. Ela vêm da palavra Pessach, do hebraico, que significa “passagem” ou “passar por cima”.

Foi assim que o povo de Deus foi protegido naquela noite no Egito. Logo em seguida, faraó libertou o povo israelita e eles caminharam rumo à terra prometida.

A páscoa judaica

Após a libertação do povo hebreu do Egito, o Senhor deu um mandamento eterno para que eles sempre comemorassem a festa da páscoa — que também era chamada de Festa da Libertação.

Hoje em dia essa comemoração está um pouco mais moderna. Porém, os princípios das tradições judaicas permanecem os mesmos.

Deus havia determinado que anualmente, na data prevista para a páscoa, um cordeiro pascal fosse separado para ser abatido e comido pelas famílias.

Junto às comemorações da festa, que durava até uma semana, os judeus faziam uma espécie de jejum, não comendo certos tipos de alimento.

Além disso, eles comiam pães sem fermento —  que simbolizavam a pressa com a qual saíram do Egito — e ervas amargas —  para lembrar dos anos de amargura e escravidão naquela terra.

Como Jesus era judeu, ele praticava a festa da páscoa da tradição judaica. Por isso que vemos na Bíblia, mesmo nos evangelhos, que Jesus seguia a tradição.

Por que então os cristãos não comemoram a páscoa igual aos judeus?

A páscoa cristã

Embora a nossa páscoa tenha virado uma data comercial ao longo dos anos, com muito chocolate e coelhos que trazem ovos — o que não faz o menor sentido —, o verdadeiro significado da páscoa para os cristãos é mais profundo.

Na páscoa cristã nós relembramos e comemoramos a crucificação, morte e, principalmente, a ressurreição de Jesus Cristo.

Jesus foi morto durante uma festa da páscoa judaica, na tarde de sexta-feira. Ele ressuscitou 3 dias depois, no domingo.

Por isso que as tradições cristãs, principalmente entre os católicos, chamam esses dias de Sexta-Feira Santa, Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, que foi o dia no qual Jesus ressuscitou.

O real sentido da páscoa

Nós podemos ver na Bíblia que a páscoa no Novo Testamento ganha um novo sentido.

A páscoa que foi ordenada por Deus aos judeus milhares de anos atrás servia apenas para indicar o sacrifício pascal que Jesus faria por nós.

Os elementos estão todos ali representados:

  1. O povo hebreu era escravo dos egípcios, assim como nós éramos escravos do pecado;

  2. O cordeiro foi morto como sacrifício para a morte, assim como Jesus foi morto para que pudéssemos viver;

  3. O sangue que foi colocado nas portas, que era um sinal de salvação, representa o sangue de Cristo que nos dá a redenção.


Jesus era, é e sempre será o verdadeiro sentido da nossa páscoa.

Porém, antes de ser preso e crucificado, Ele nos deu uma nova tradição para substituir a páscoa, que foi a Santa Ceia.

Nela, os pães sem fermento passam a representar o Seu corpo — mas a ceia não precisa ser necessariamente feita com pães sem fermento —  e o vinho, o Seu sangue.

Jesus não encerrou a festa da páscoa, Ele apenas a cumpriu. Por isso, ainda comemoramos todos os anos a páscoa cristã, agora com um novo significado, diferente do que era feito no Antigo Testamento.

Na Nova Aliança Jesus é o nosso cordeiro pascal, que morreu para nos livrar da morte e nos trazer a salvação por meio do Seu sangue.

Não precisamos mais de ervas amargas para nos lembrarmos da época de escravidão do pecado. A vida com Jesus passa agora a ser doce.

Afinal, Ele já tomou sobre si os nossos pecados e as nossas dores. Ele é a nossa páscoa.

Final

Se você tinha dúvidas sobre o real sentido da páscoa, ou o que se diz sobre a páscoa no Novo Testamento, espero que este texto tenha lhe ajudado.

Lembre-se sempre que o verdadeiro significado da páscoa é a morte de Jesus Cristo por nossos pecados e a Sua ressurreição para a nossa salvação.

Agora, se você gostou deste texto, compartilhe ele com seus amigos. Assim, mais pessoas aprenderão sobre o verdadeiro sentido da páscoa cristã.

Caso queira receber os conteúdos do Entenda Seu Chamado no seu celular, basta clicar no botão do Telegram no fim desta página e entrar para o nosso canal.

Deste modo, você receberá conteúdos exclusivos e gratuitos que só os seguidores possuem acesso. Deus abençoe!

Compartilhe este texto nas redes sociais!
Artigos Relacionados

INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Copyright © Entenda Seu Chamado. Todos os direitos reservados.

Feito com ❤ para você