Você com certeza já ouviu alguém falar “Nós precisamos...
Leia maisIGREJA
Um estudo sobre o Salmo 23
Artigo escrito por Bíblia de Estudo Online
em 21 de abril de 2022
INSCREVA-SE PARA RECEBER CONTEÚDOS EXCLUSIVOS
Neste estudo teológico do Salmo 23 podemos tirar importantes lições para a nossa vida cristã.
Entre estas podemos citar: nada irá nos faltar. O Nosso Pastor, nos dá repouso nos dias maus, Deus não nos perde de vista, Deus nos dá uma mesa farta e nos estende sua bondade e misericórdia.
Como o Senhor é o Pastor, somos suas ovelhas. Não no sentido de sermos assustados e passivos, mas seguidores obedientes, sábios para seguir alguém que nos levará aos lugares certos e do modo correto.
Quando permitimos que Ele nos guie, alcançamos a plena satisfação em nossa vida. Devemos nos lembrar disso sempre quando formos tentados a andar por nossos próprios meios. Ao reconhecer o bom Pastor, siga-o.
Salmo 23: estudo
Ao descrever o Senhor como um pastor, Davi escreveu sobre a sua experiência, porque passou muitos anos de sua juventude pastoreando ovelhas, que são dependentes do pastor para provisão, direção e proteção.
Na bíblia de estudo online, vemos que o Novo Testamento chama Jesus de o bom Pastor, o grande Pastor e o sumo Pastor. O Salmo 23 revela as características dos discípulos e as do Pastor.
Salmo 23:1 – O meu Pastor
V.1: O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Em Cristo, nossas necessidades são supridas. Que possamos confiar sempre na providência divina. O nosso Bom Pastor cuida de cada detalhe que necessitamos, então vamos manter a esperança neste cuidado.
Salmos 23:2 – Verdes pastos
V.2: Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
Quando somos guiados por Jesus, alcançamos uma satisfação que nada no mundo pode nos dar. Esta satisfação é a paz que excede todo entendimento e que o mundo não conhece. Jesus conhece os “verdes pastos” e as “águas tranquilas” que nos refrigerarão. Só alcançamos esses lugares seguindo o nosso Pastor obedientemente.
Salmos 23:3 – Veredas da justiça
V.3: Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Rebelar-se contra a liderança dEle é realmente voltar-se contra os nossos interesses. Devemos lembrar-nos disto da próxima vez que nos sentirmos tentados a seguir o nosso próprio caminho em vez de seguir o caminho do Pastor. Lembre-se que o seu caminho e a sua identidade estão em Deus.
Salmos 23:4 – Tu estás comigo
V.4: Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Somos completamente impotentes diante da morte. Desse modo, ela lança uma sombra assustadora sobre nós. Podemos lutar com diversos inimigos tais como: a dor, o sofrimento, as enfermidades, os ferimentos, porém toda nossa força e nossa coragem não podem superar a morte. Se comparada a nós, ela possui a palavra final.
Mas existe uma pessoa que pode caminhar conosco pelo escuro vale da morte e levar-nos seguramente para o outro lado: o Deus da vida, o nosso Pastor. Como a vida é cheia de incertezas, devemos seguir aquele que nos oferece o conforto eterno.
Salmos 23:5 – Preparas uma mesa
V.5: Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Na antiga cultura oriental, era costume ungir os convidados para um banquete com óleo aromático. Também era esperado que os anfitriões protegessem seus convidados. Deus nos oferece a proteção mesmo quando os inimigos nos cercam.
Salmos 23:6 – Casa do Senhor
V.6: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor por longos dias.
Neste verso final, vemos que os crentes habitarão com Deus. Ele, o perfeito Pastor e Anfitrião, prometeu guiar-nos ao longo de nossa vida e conduzir-nos à sua morada eterna.
Conclusão
Do mesmo modo que um pastor oferece proteção e provisão às suas ovelhas, Jesus nos oferece segurança em nossa caminhada cristã.
Ainda que passemos pelo vale da sombra da morte, Jesus nos enche de graça e nos leva aos pastos verdejantes. Nosso Pastor sempre nos fortalece e protege e, assim, o nosso adversário não pode nos fazer mal algum.
Quando afirmamos que o Senhor é o nosso Pastor, estamos falando da nossa convicção de que somente Deus pode nos proporcionar tudo que necessitamos para uma vida realmente plena.
*Texto escrito por Bíblia de Estudo Online. Revisado por Walter Neto.
Esferas da Sociedade: quais são e seu significado
Desde a antiguidade, o ser humano sempre viveu em...
Leia maisDons ministeriais: Os 5 ministérios de Jesus
Saiba tudo sobre os 5 dons ministeriais que a...
Leia maisO Segredo do Secreto
O segredo para ser cada vez mais cheio de...
Leia maisEncontre Motivação na Bíblia
Encontre sua Motivação na Bíblia: Versículos de Fé e Coragem
Leia MaisA salvação é individual
Aprenda sobre a salvação individual na bíblia e veja alguns versículos sobre essa doutrina.
Leia MaisOs 15 principais erros da liderança na igreja
Descubra os 15 principais erros da liderança na igreja que não podem ser cometidos.
Leia MaisJoão Batista, o primeiro cristão
João Batista foi o último profeta que anunciou a primeira vinda de Cristo, tendo um destaque especial nos evangelhos. Mas por que então ele merece...
Leia Mais5 coisas que você deve fazer antes de ir evangelizar
Evangelizar pessoas é a missão de todo cristão. Porém, é natural que muitas pessoas tenham dúvidas de como evangelizar.
Leia MaisA sua Identidade em Cristo
A identidade do cristão está confusa nos dias de hoje. Entenda tudo o que a Bíblia diz sobre sua identidade em Cristo e os propósitos...
Leia MaisO que significa ser Sal da Terra e Luz do Mundo?
Você com certeza já ouviu alguém falar “Nós precisamos ser o Sal da Terra e a Luz do Mundo”. Mas você realmente sabe o que...
Leia MaisNárnia é um filme cristão?
As Crônicas de Nárnia e o cristianismo é um tema que nos traz dúvidas. Será que existe uma mensagem cristã por tás dessa obra?
Leia Mais